Aparecida: milhares de fiéis celebram a padroeira do Brasil no Santuário Nacional

Milhares de fiéis celebram nesta quinta-feira, 12, o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, no Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo. Durante todo feriado prolongado, são esperados mais de 250 mil fiéis na cidade.

O local concentra grande movimentação e reúne devotos de todo o país. A programação, que conta com sete missas ao longo do dia, teve início à meia noite com uma vigília Mariana. As atividades também envolvem a alvorada — que foi realizada às 4h50 — além da procissão.

Seja pelos corredores do Santuário ou pela Passarela da Fé, é possível encontrar centenas de fiéis, agradecendo e fazendo promessas à Virgem encontrada nas águas do Rio Paraíba. O nicho onde está a imagem de Nossa Senhora é o espaço mais visitado. Às 7h30, a espera na fila pela passagem era de cerca 40 minutos.

O interior da Basílica pode receber até 35 mil pessoas. A principal missa do dia, celebrada às 9h, foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. A cerimônia foi acompanhada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Com movimento intenso de devotos desde o fim de semana, o Santuário Nacional acolheu os romeiros ao longo da madrugada. O nicho que abriga a imagem de Nossa Senhora Aparecida estará aberto para os fiéis ao longo do dia, assim como a Capela das Velas. A Sala das Promessas funciona das 5h às 18h, enquanto a Basílica Histórica poderá ser visitada das 6h às 19h.

Após outras celebrações, os sinos serão tocados em homenagem à padroeira. No mesmo horário, às 12h, será realizada a missa das crianças — simbolicamente o dia das crianças também é celebrado no dia 12 de outubro —. Antes do encerramento serão realizadas mais duas missas — 14h e 16h —. O encerramento da festa da padroeira está previsto para às 20h, com a realização de uma missa, seguida de um show pirotécnico.