Cães ‘invadem’ ambulância do Samu para acompanhar dono e fazem vigília em unidade de saúde

SÃO PAULO – O catador de recicláveis José Antônio Pereira, de 47 anos, vítima de convulsões, precisou de atendimento médico porém, só foi possível levar o mesmo à unidade de saúde depois que as duas socorristas que participaram do atendimento “permitissem” que os dois cães do homem o acompanhassem dentro da ambulância.

Segundo Patrícia Iolanda Antunes, enfermeira-chefe do Samu em Bauru, a aventura de sua equipe começou no início da tarde dessa segunda-feira (1º) no atendimento a um caso de paciente convulsionando no bairro Jardim Ivone.

Na chegada ao local, a motorista Josyane Plana e a técnica de enfermagem Maria de Lourdes Pereira encontraram o catador ainda caído no chão e um pouco confuso, mas não conseguiram chegar perto do paciente porque seus cães avançavam em quem se aproximasse do homem.

Elas conseguiram conversar com o catador, que informou o nome de seus cães: Bob e Chiara. As socorristas conseguiram acalmar os animais os chamando pelos nomes e colocaram o homem na maca. Mas, ao colocar o paciente na viatura, os dois cães entraram e ficaram ao lado do dono.