Confirmado no Rio de Janeiro transmissão comunitária das variantes de Manaus e Reino Unido

Na última quinta-feira (18), as secretarias de Saúde do Rio de Janeiro, finalizaram a análise de quatro pacientes infectados pelas variantes no estado. Foram comprovadas quatro contaminações pela cepa de Manaus e uma com a mutação do vírus encontrado no Reino Unido.

Quatros dos cinco pacientes afirmaram que foram infectados dentro do território fluminense. O outro paciente registrado veio de Manaus.

Segundo levantamento, a variante já está circulando na capital e, provavelmente, no munícipio de Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

“A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) da SES alerta para a possibilidade de o vírus já estar circulando por outros municípios, uma vez que a capital tem grande atividade econômica e alta circulação de pessoas de várias cidades da Região Metropolitana. Porém, essa informação só poderá ser confirmada a partir de evidências laboratoriais”, diz a nota divulgada pelas secretarias de Saúde.

Defronte do quadro de disseminação da nova cepa da Covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde reitera a necessidade da adesão da população às medidas de prevenção de contágio, como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social. E reforça o apoio aos municípios nas ações de prevenção e monitoramento dos casos.