terça-feira, 27, outubro, 2020
Eleitor ausente poderá ‘justificar voto’ por meio do celular; confira

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Os eleitores que não puderem comparecer ao local de votação nas eleições deste ano, terão mais facilidade para justificar a ausência. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou a função de “justificar o voto” por meio do aplicativo e-Título.

Para quem estiver fora de seus domicílios eleitorais ou impedido de chegar ao local nos dois turnos das eleições poderá justificar a ausência por meio do celular.

O aplicativo do TSE sofreu uma alteração e permitirá que o eleitor justifique a ausência no dia do pleito. O aplicativo utilizará o sistema de georreferenciamento do aparelho para determinar se o eleitor está em seu domicílio eleitoral e permitir que o voto seja justificado.

O primeiro turno será no dia 15 de novembro e o segundo turno no dia 29 do mesmo mês.

Veja como justificar pelo aplicativo e-Título

O primeiro passo é baixar o aplicativo em seu aparelho (Versão para Android e para iPhone. Depois, é preciso que eleitor faça o cadastro no aplicativo para ter acesso às funcionalidades.

O segundo passo é selecionar a aba “Mais opções” e procurar as opções “Local para justificar” e “Justificativa de ausência”.

Em “Local para justificar”, o usuário irá selecionar o pleito em que está justificando a ausência.

Em “Justificativa de ausência”, será preciso escrever sua justificativa e fornecer um e-mail para receber a notificação. O próximo passo é anexar um documento que comprove a necessidade de se ausentar da eleição. E por fim, concluir o procedimento.

Será possível encaminhar a justificativa em um período de até 60 dias após cada turno.

Fonte: Estadão

Leia Também

Siga nossas mídias sociais

(92) 99514-1517

Portal da Capital Am

Informação com Credibilidade

Copyright © Todos os direitos reservados.