Especialista comenta probabilidade de vulcão causar tsunami no país

BRASIL – Segundo um alerta emitido pela Associação de Vulcões de Canárias, da Espanha, o vulcão Cumbre Vieja, localizado na Ilha de La Palma, que sofreu com mais de 4.222 tremores nos últimos dias na região em que está localizado, no Parque Nacional Cumbre Vieja, pode sofrer erupção. Com isto, um estudo divulgado pelo portal MetSul Meteorologia afirma que caso a erupção ocorra, as regiões Norte e Nordeste do Brasil serão atingidas por tsunamis.

De acordo com o estudo, publicado pela Universidade Federal do Paraná, a “erupção poderá desestabilizar a encosta da ilha” e “facilitará a ocorrência do movimento de massa” no oceano, o que causaria as tsunamis. No entanto, o oceanógrafo e professor da Universidade Federal da Bahia, Guilherme Lessa, explicou que a previsão de tsunamis tem chances mínimas de ocorrer.

“O drama é um vício da humanidade. Ainda é pequena a probabilidade de o evento ocorrer. É um alarde muito grande. Este cenário cataclísmico foi publicado há muito tempo e é algo extremamente hipotético, nenhum dos valores seria crível de aposta. Está sendo gerado um pânico sem necessidade”, reprovou Guilherme em entrevista a um jornal baiano.

O especialista afirma também que o estudo considera o deslizamento de 500 quilômetros cúbicos de massa no oceano, o que é bem raro de ocorrer. Fora isso, o nível da maré e a forma de propagação de onda também são impossíveis de medir, o que torna a hipótese do estudo mais difícil de ser realizada. “É muito difícil dizer qual seria a realidade caso o deslizamento ocorra, porque tem muitas variáveis em jogo”, frisa.

O autor do estudo que viralizou na imprensa e nas redes, o geólogo Mauro Gustavo Reese Filho, concorda que estudos mais recentes afirmam que as possibilidades de ocorrer tsunamis “são remotas e longínquas”, mas que é preciso cuidado.