Exército proíbe manifestações em frente a quartéis no 7 de Setembro

AME6924. SAO PAULO (BRASIL), 07/09/2024.- Fotografía aérea de simpatizantes del expresidente brasileño Jair Bolsonaro durante una movilización este sábado en la avenida Paulista de Sao Paulo (Brasil). Seguidores de Bolsonaro se concentraron en el corazón de São Paulo para exigir la destitución del juez de la Corte Suprema que suspendió la red social X por los continuos desacatos de Elon Musk. EFE/ Isaac Fontana

O comandante do Exército, Tomás Miguel Ribeiro Paiva, confirmou que a corporação proibiu manifestações e acampamentos em frente a quartéis no próximo domingo, 7 de Setembro, Dia da Independência.

Segundo ele, as Forças Armadas não têm caráter político e a determinação é de tolerância zero para atos diante dos QGs.

A restrição também vale durante o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), iniciado em 2 de setembro e previsto para durar até o dia 12. A medida ocorre após os atos de 8 de janeiro de 2023, que resultaram na invasão da Praça dos Três Poderes e depredação de prédios públicos.

Mesmo com a proibição, o pastor Silas Malafaia, organizador da manifestação de domingo, afirma que o protesto será pacífico, com foco em criticar o julgamento de Bolsonaro e defender a aprovação da anistia.