FAB afirma que avião que caiu não comunicou emergência

Brasil – O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro do ar Marcelo Moreno, informou que a aeronave que caiu em Vinhedo (SP) com 61 pessoas a bordo não registrou nenhuma emergência antes do acidente. Durante coletiva de imprensa, ele confirmou que as duas caixas-pretas foram recuperadas e serão enviadas a Brasília para análise.

Segundo o brigadeiro, até o momento, não houve qualquer comunicação de emergência por parte da tripulação com os órgãos de controle. Ele reforçou o compromisso do Estado brasileiro em realizar uma investigação minuciosa para identificar as causas do acidente e prevenir futuros desastres.

O acidente envolveu um voo da Voepass Linhas Aéreas (antiga Passaredo), que partiu de Cascavel, Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, São Paulo. A queda ocorreu na tarde de sexta-feira, 9 de agosto, em uma área residencial de Vinhedo, próxima à rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). Nenhuma residência foi atingida, mas todas as 61 pessoas a bordo, incluindo 57 passageiros e quatro tripulantes, perderam a vida. Este é o maior acidente aéreo no Brasil desde o desastre da TAM em 2007, que deixou 199 mortos.

O secretário de segurança do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, também confirmou que a caixa-preta da aeronave foi encontrada em bom estado e será crucial para a investigação.