Fiscalização lacra abatedouro clandestino acusado de vender carne de cavalo a açougues; veja vídeo

Brasil – Um abatedouro clandestino foi fechado e oito cavalos em situação de maus-tratos foram resgatados em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente (Semma), a suspeita é que a carne dos animais era vendida no comércio do município.

O abatedouro, que funcionava no Bairro Itapuã, foi interditado na tarde da última segunda-feira (27), depois que fiscais receberam uma denúncia anônima. Segundo o secretário, a suspeito é que o dono do local é o mesmo homem responsável por outro abatedouro que funcionava no Setor Cidade Vera Cruz e que havia sido interditado em maio deste ano.

“Os locais eram parecidos. Haviam animais vivos e restos mortais de pelo menos outros 15 cavalos. A mulher que encontramos no local indicou o mesmo homem como sendo dono desse e do outro abatedouro que já havia sido interditado,” afirmou.

Segundo o secretário, a mulher encontrada no local chegou a ser conduzida à delegacia, mas por falta de provas sobre a participação dela no caso, ela foi liberada. Já o homem, que foi apontado como dono dos animais, já foi identificado pela Polícia Civil, que também investiga o caso.

De acordo com o secretário, além de responder criminalmente pelo crime de maus-tratos, o homem sofrerá sanções, penalidades administrativas e também será multado em R$ 115 mil.  A operação, realizada pela Semma, teve o apoio da Guarda Civil Municipal. Os cavalos resgatados foram encaminhados para uma chácara da cidade.