GO: Crianças marcham com réplicas de fuzis dentro de escola

Em vídeo gravado em uma escola pública localizada no bairro Vendinha, na cidade Padre Bernardo, no Estado de Goiás, é possível ver crianças marchando com simulacros de armas de fogo em mãos. As imagens viralizaram nas redes sociais.

Enquanto um militar dá instruções de ordem aos menores, a pessoa que está gravando o vídeo narra o que está acontecendo, espantado: “Crianças aprendendo a manusear armas na Vendinha”. De acordo com essa pessoa, o curso teria sido promovido pelo projeto Guarda Mirim, dentro Escola Estadual Santa Bárbara. Veja as fotos: 

Ao ser procurada pela reportagem no site Metrópoles, a coordenação do colégio citado confirmou que cedeu espaço para o projeto, que tem o apoio da prefeitura, há aproximadamente seis meses. O pátio da escola era ocupado pela Guarda Mirim por duas horas aos domingos.

A escola explicou que as atividades tinham como objetivo ensinar, com princípios militares, a disciplina, autocontrole e valores cívicos e morais, mas ressaltou que não sabia do uso das réplicas de fuzis de assalto. Após a repercussão do caso, a escola anunciou que irá reaver a parceria.

A Guarda Mirim é coordenada pelo sargento da reserva da Aeronáutica Hélio Pereira Pinto, de 65 anos. Em 1992, o militar lançou projeto similar em Trombas (GO), fomentando “honestidade, patriotismo, educação militar, respeito à bandeira, civismo combate contra incêndio, primeiros-socorros, segurança e cuidados domésticos”.