Janja da Silva celebra tradição centenária da Festa da Boa Morte na Bahia

Nesta sexta-feira (15), a primeira-dama Janja da Silva marcou presença na Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, em Cachoeira (BA), e compartilhou imagens do evento nas redes sociais.

Em sua publicação, Janja destacou que o local é um “território sagrado de cultura, resistência e ancestralidade” e ressaltou que a festa é uma tradição centenária.

“Em Cachoeira, celebramos a vida, a luta e a fé das mulheres negras do Brasil. A Festa da Boa Morte, promovida pela Irmandade da Boa Morte, uma das organizações de mulheres negras mais antigas da América Latina, nasceu como resistência cultural e religiosa contra o sistema escravista. Mais de duzentos anos depois, preserva tradições por meio do sincretismo entre catolicismo e candomblé. Que bênção encerrar a semana ao lado de Dona Dalva e de tantas mulheres que são história viva de Cachoeira, da Bahia e do Brasil”, escreveu a primeira-dama no Instagram.

Janja esteve acompanhada das ministras Macaé Evaristo (Direitos Humanos), Margareth Menezes (Cultura) e Anielle Franco (Igualdade Racial).