Lula embarca para Nova York: diálogo sobre clima e extremismo na ONU

Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca neste sábado (20/9) em Nova York, EUA, para a 79ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, permanecendo até a quarta-feira (25/9). Durante sua estadia, Lula deve reafirmar o compromisso com temas prioritários do Brasil no G20, como meio ambiente, combate à fome e reforma da governança global.

A visita ocorre em um contexto de crise climática, com queimadas e uma seca histórica pressionando o governo. Nas últimas semanas, o aumento dos focos de incêndio levou o governo a se mobilizar, incluindo a liberação de R$ 514 milhões em créditos extraordinários e diálogos com governadores.

A agenda de Lula começa no domingo (22/9) com a participação na Cúpula do Futuro, convocada pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres. Nesse evento, líderes devem assinar um pacto abordando temas como desenvolvimento sustentável, paz, segurança internacional e avanços em ciência e tecnologia.

Na segunda-feira (23/9), Lula se reúne com líderes como Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e Garry Conille, primeiro-ministro do Haiti, em uma série de reuniões bilaterais.

Na terça-feira (24/9), Lula fará o discurso de abertura da 79ª Sessão da Assembleia Geral da ONU e, em seguida, participará de uma reunião conjunta com o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, defendendo a democracia e combatendo o extremismo.

Na viagem anterior ao exterior, em agosto, Lula visitou o Chile, onde se encontrou com empresários e líderes políticos, firmando 17 acordos e memorandos bilaterais. Em seu discurso na Assembleia Geral do ano passado, Lula reafirmou a presença ativa do Brasil nos esforços globais: “O Brasil está de volta para enfrentar os grandes desafios globais.”