Lula venceria todos os adversários no 2º turno de 2026, aponta pesquisa Quaest

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários de segundo turno testados pela pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (9/10), indicando que seria o favorito contra qualquer adversário caso as eleições de 2026 fossem realizadas hoje. Nove cenários diferentes foram avaliados.

O adversário mais citado pela oposição é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nesse confronto, Lula aparece com 45% das intenções de voto, dois pontos a mais que em setembro, enquanto Tarcísio registra 33%, dois pontos a menos que no levantamento anterior.

Em uma repetição da disputa de 2022 contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula teria 46% das intenções, contra 26% de Bolsonaro, dez pontos de vantagem. A disputa direta é considerada improvável, já que Bolsonaro está inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no caso da trama golpista.

Contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Lula aparece com 46%, contra 31% do parlamentar. Já contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o presidente venceria por 46% a 34%.

O menor índice de vantagem de Lula seria frente ao pedetista Ciro Gomes (PDT), em que o atual presidente tem 41% das intenções de voto, ante 32% de Ciro, que já disputou três vezes a presidência contra Lula.

Outros cenários testados pela Quaest indicam:

  • Ratinho Jr (PSD), governador do Paraná: 44% a 31% para Lula

  • Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais: 47% a 32% para Lula

  • Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás: 46% a 31% para Lula

  • Eduardo Leite (PSD), governador do Rio Grande do Sul: 45% a 22% para Lula

A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre 2 e 5 de outubro, com 2.004 eleitores a partir dos 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.