
Os principais líderes da esquerda e da direita brasileiras, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), não participarão pessoalmente das manifestações deste domingo (7/9) em São Paulo, mas serão “representados” por bonecos infláveis que satirizam os dois políticos.
No ato promovido por grupos de esquerda e apoiadores de Lula, na Praça da República, no centro da capital paulista, os manifestantes exibem um boneco gigante de Bolsonaro vestido com uniforme de presidiário, apelidado de “Bolsoleco” em manifestações anteriores. Bolsonaro é um dos oito réus julgados desde a semana passada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe de Estado em 2022, além de ataques às instituições e ao Estado Democrático de Direito. O julgamento terá quatro sessões esta semana, entre terça-feira (9/9) e sexta-feira (12/9), quando a análise do caso deverá ser concluída.
Na Avenida Paulista, apoiadores de Bolsonaro também trouxeram o tradicional boneco inflável que representa Lula, igualmente vestido de presidiário, conhecido como “Luleco”. O boneco ganhou notoriedade nas manifestações que pediam o impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT) e a prisão de Lula, entre 2015 e 2016.
Lula foi preso em 2018 durante a Operação Lava Jato por determinação do então juiz Sergio Moro (atualmente senador pelo União Brasil-PR) e permaneceu 580 dias detido na superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Posteriormente, o STF anulou todas as suas condenações, reconhecendo que Moro havia sido parcial no julgamento e que o caso não poderia ter sido processado na Vara Federal de Curitiba.