Lutador de Muay Thai morre após executar manobra durante salto de parapente

Um lutador mineiro de Muay Thai morreu após realizar uma manobra durante um voo de parapente em Castelo, no Espírito Santo. O acidente aconteceu na terça-feira (13).

Caio Oliveira, de 23 anos, se descrevia como “praticante de voo livre, nas redes sociais. O piloto era de Leopoldina, na Zona da Mata Mineira.

Segundo um comunicado publicado pelo Movimento Voo Livre (MVL) de Leopoldina, Caio saltou e voou dentro da normalidade. Porém, o piloto teria optado por fazer uma manobra conhecida como “Espiral” – executada para perder altitude, não necessariamente em emergências. O MLF afirma que “Caio era entusiasta das manobras”.

“Caio narrou no rádio que iria fazer a Espiral, como era habitual avisarmos aos amigos as manobras que iremos executar. Ele, então, entra em Espiral, assistido passivamente via rádio. Na terceira volta da Espiral ele é orientado, via rádio, a sair da Espiral, mas não expressa reação. Ele segue sendo orientado aos gritos para que saísse da Espiral. Rapidamente os comandos se tornam para que ele acione o Paraquedas de Emergência. Caio não responde e não esboça nenhuma atuação para que a espiral cesse. Caio desce em espiral até a colisão final”, relata o perfil.

O Movimento Voo Livre (MVL) afirma que o lutador pode ter desmaiado durante a manobra.

“Sabe-se que em alguns casos a atuação da Força G sobre o fluxo sanguíneo cerebral pode levar a desmaios temporários. A Força G durante uma espiral acentua-se na mesma proporção em que se aumenta a velocidade de giro. Deste modo, supõe-se que esta é a hipótese mais provável para a causa deste terrível acidente”, afirma a organização.

O grupo finaliza a nota lamentando a perda do amigo. “Era um exímio piloto, promovido a anjo. Olhe por nós, amigo”, escreveu.