Manifestantes ocupam Esplanada dos Ministérios em ato contra anistia a golpistas

Um protesto reuniu milhares de pessoas neste domingo (21) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, contra a proposta de anistia a golpistas e a chamada “PEC da Blindagem”, que restringe investigações contra parlamentares. A passeata tomou as seis faixas do Eixo Monumental.

A mobilização, que começou pela manhã e seguiu até as 14h, contou com batalha de rimas, discursos de lideranças políticas do Distrito Federal e uma marcha até o Congresso Nacional. O ato foi encerrado com uma apresentação do cantor e compositor Chico César.

Sob o lema “Congresso inimigo do povo”, manifestantes entoaram palavras de ordem como “sem anistia” e pediram a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 27 anos e três meses por participação na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023. Cartazes também criticaram a PEC da Blindagem, apelidada de “PEC da Bandidagem”, por condicionar a abertura de processos contra parlamentares à aprovação da maioria das próprias casas legislativas.

Os protestos, organizados pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, ligadas ao PSOL e PT, ocorreram em pelo menos 33 cidades brasileiras, incluindo todas as capitais. O movimento contou com sindicatos, artistas, estudantes e movimentos sociais como MST e MTST.