Morre, aos 95 anos, mãe da ex-presidente Dilma Rousseff

A mãe da ex-presidente Dilma Rousseff, morreu aos 95 anos neste sábado (13), após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) em Belo Horizonte.

Dilma Jane sofria de uma série de problemas de saúde como alzheimer e embolia pulmonar. Ela deixa as filhas Dilma Rousseff, Zana Lúcia Rousseff, o filho Igor Rousseff e a neta Paula Rousseff. A causa da morte ainda não foi confirmada. Com informações do Correio Braziliense.

A mãe da ex-presidente nasceu em 1924 e foi casada com o imigrante búlgaro Pétar Russév. Ele era funcionário da siderúrgica Manesmann e Dilma Jane era professora. 

A família de classe média viveu por vários anos em Belo Horizonte, onde nasceu Dilma Rousseff. Foi também na capital mineira que começou a vida política da futura presidente: em 1964, enquanto estudava no Colégio Estadual Central, começou a militar na Organização Revolucionária Marxista – Política Operária (Polop).

Dilma Jane chegou a morar com a filha Dilma Rousseff quando ela se elegeu presidente pela primeira vez. A família ficou hospedada no Palácio da Alvorada. Os problemas de saúde da mãe da então presidente se agravaram e ela foi internada no Hospital de Base de Brasília. Durante o processo de impeachment, Dilma Rousseff chegou a informar que a mãe era poupada do noticiário negativo.