Mulher recém-chegada da África testa positivo para Covid-19

Internada nesta segunda-feira (29) em Belo Horizonte, Minas Gerais, uma mulher recém-chegada do Congo, na África. A paciente foi diagnosticada com Covid-19 e está em isolamento no Hospital Eduardo de Menezes, na capital mineira. A paciente ainda não é vacinada.

Desde a conformação da variante Ômicron, este é o segundo caso de infecção por Covid-19 de passageiros vindos de regiões onde há contágio confirmado. No domingo (28), um passageiro vindo da África do Sul desembarcou em São Paulo e teve o diagnóstico positivo.

No entanto, nos dois casos, foram descartados como sendo da variante Ômicron.

A contaminação da mulher foi detectada em um teste rápido. Depois, ela foi submetida a um exame PCR e o material coletado deve passar por sequenciamento genético Funed (Fundação Ezequiel Dias).

Caso suspeito em São Paulo

Outro passageiro brasileiro vindo da África do Sul desembarcou em Guarulhos, em São Paulo, no sábado, e testou positivo para Covid-19. A Anvisa ainda não informou se ele estaria com a nova variante ômicron.

A agência fiscaliza e exige que o viajante apresente exame PCR negativo para Covid-19 realizado em, no máximo, 72 horas antes do voo internacional (na origem do voo). O passageiro em questão chegou ao Brasil com teste negativo, assintomático.

No entanto, após sua chegada, a Anvisa foi informada às 21h12 do sábado sobre o resultado positivo de novo teste de RT-PCR, realizado pelo laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos.

Diante do resultado, a Anvisa notificou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional, estadual e municipal, às 1h07 do dia 28/11. A Vigilância epidemiológica do Município de Guarulhos também foi acionada para acompanhamento do caso.

Após a identificação e testagem com resultado positivo para Covid-19, o paciente foi colocado em isolamento e já cumpre quarentena residencial. Os órgãos de saúde estadual e municipal passam a fazer o monitoramento do caso. O Ministério da Saúde acompanha o caso.