Paciente com coronavírus no DF tem ‘agravamento do estado geral’, diz Secretaria de Saúde

Do G1

A primeira paciente diagnosticada com o novo coronavírus no Distrito Federal teve “agravamento do quadro geral” nesta sexta-feira (13). A informação foi divulgada em boletim pela Secretaria de Saúde do DF.

De acordo com a pasta, a mulher de 52 anos permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) em estado grave, e está sedada. O boletim médico afirma que ela teve dois episódios de febre e apresenta síndrome respiratória aguda severa.

O marido da paciente, que também foi diagnosticado com a Covid-19, está em isolamento em casa. Segundo a Secretaria de Saúde do DF, o homem e a mulher são considerados casos importados da doença. Eles viajaram ao Reino Unido e à Suíça no mês passado e a paciente voltou à capital em 26 de fevereiro, já com sintomas.

Pelo menos cinco pessoas que tiveram contato com o casal estão sendo monitoradas. A secretaria também afirma que vai acompanhar os passageiros que sentaram próximos a eles nos voos de volta ao Brasil

Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta (12), o DF tem 75 casos suspeitos e dois confirmados do novo coronavírus. Um terceiro paciente que testou positivo aguarda resultado de contraprova. Outras 53 suspeitas foram descartadas.

Nesta sexta-feira, o governo do DF anunciou a criação de um grupo de trabalho para combate ao novo coronavírus e a dengue. Além disso, determinou medidas como a contratação temporária de médicos e enfermeiros, a realização compulsória de exames e o controle de temperatura de passageiros que voltarem de viagens.

Na quarta (11), o governador Ibaneis Rocha (MDB) já havia suspendido as aulas na rede pública e particular, além de eventos com público superior a cem pessoas. Diversos órgãos públicos também mudaram o funcionamento devido ao vírus.