Pedro Rousseff propõe mudar nome de rua para homenagear Eunice Paiva e o filme “Ainda Estou Aqui”

O vereador Pedro Rousseff (PT) propôs a mudança do nome da rua Costa e Silva, no bairro Indústrias I, região do Barreiro, para homenagear Eunice Paiva, protagonista do filme Ainda Estou Aqui. O projeto, protocolado em 23 de janeiro, visa substituir a homenagem a um general do Regime Militar por uma figura que lutou pelos direitos humanos e pela democracia.

Rousseff defende que a mudança é “simbólica e pedagógica”, destacando que, ao substituir nomes associados à repressão, o ato educa as novas gerações sobre o valor da memória e da vigilância contra o autoritarismo. Eunice Paiva, viúva do militante Rubens Paiva, morto durante o regime militar, é retratada no filme de Walter Salles, que concorre a três prêmios no Oscar 2025.

O projeto enfrenta resistência, especialmente da vereadora Amanda Teixeira Dias (PL-MG), que considera a proposta uma tentativa de “agradar atriz da Globo”. Ela também apresentou um projeto de lei, Ainda Estou Aqui, que exige a aprovação de mais de 50% dos moradores para qualquer alteração no nome de ruas. “Quem mora na rua tem que ter voz!” afirmou Amanda.