PMs que agrediram homem negro durante abordagem são afastados

Os três policiais militares que agrediram um homem negro durante abordagem policial em Planaltina, no Distrito Federal, foram afastados das ruas. Câmeras de segurança flagraram o trio dando tapas, socos, chutes e até joelhada na vítima. Eles estão sendo investigados em apuração interna da PMDF.

Marcos Vinícius Vasconcelos da Silva, 27 anos, sofreu as agressões em frente a uma distribuidora de bebidas, no último domingo (13). Quatro homens estavam em frente ao estabelecimento quando os três PMs chegaram. Todos os suspeitos atenderam a ordem de largar as bebidas e colocar a mão na cabeça.

O negro, primeiro a ser abordado, passou a ser vítima da truculência já no início do procedimento policial. Só ele recebe tapas e socos. Marcos diz ter certeza de que a ação da Polícia Militar foi racista.

A Promotoria Militar do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) requisitou, na segunda-feira (14), por meio de ofício, a instauração de inquérito policial militar para verificar o ocorrido.

Segundo a PM, o procedimento para “apurar todos os fatos da ocorrência” foi aberto antes mesmo do pedido do MPDFT, “visto que a PMDF não compactua com irregularidades”.

Com informações de metrópoles*