Saiba como recuperar dinheiro perdido no golpe do Pix

Atualmente, muitas pessoas estão sendo vítimas de criminosos que atuam no chamado Golpe do Pix, e estas acabam perdendo quantias em dinheiro ao acreditarem estar falando com pessoas conhecidas. A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) orienta como recuperar dinheiro perdido, caso seja vítima dos golpistas.

De acordo com o diretor do Departamento de Inteligência e Polícia Judiciária (DIPJ), delegado Denis Pinho, existem duas formas para que a vítima possa ter o valor de volta, uma é pelo bloqueio cautelar e a outra com o mecanismo especial de devolução, ambos os métodos duram de 72 horas a 90 dias para reaver o dinheiro.

Ainda conforme o delegado, na maioria das vezes, os golpes são aplicados via redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas. Os criminosos se passam por pessoas conhecidas e próximas das vítimas, como pais, filhos, amigos e outros, e aproveitam da boa-fé delas para solicitar os valores. Por isso, é importante ter cautela com quem de fato você está conversando.

Mecanismos

 

O bloqueio cautelar é o acompanhamento e monitoramento que as instituições bancárias fazem nas contas correntes, e quando é identificada qualquer ocorrência de forma ilícita, é feito o bloqueio de 72 horas de forma preventiva, para recuperar o valor.

 

E o Mecanismo Especial de Devolução (MED) é um mecanismo exclusivo do Pix, criado para facilitar as devoluções em caso de fraudes, aumentando as possibilidades da vítima reaver os recursos. A partir do momento em que é feito um chamado na agência bancária, deve-se aguardar um prazo de 90 dias.

Orientação

 

O titular da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), delegado Antônio Rondon, informa que caso seja vítima do golpe, o primeiro passo é registrar o Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer delegacia de polícia e, também, entrar em contato com a agência bancária, para que o valor seja reavido.