Segurança: Posse de Lula terá mobilização de 100% da polícia em Brasília

Brasília mobilizará toda a sua força policial para a posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva em 1º de janeiro, informaram as autoridades nesta terça-feira (27), em meio a preocupações com possíveis ataques por parte de eleitores da oposição.

No domingo (1), “haverá mobilização integral, 100% das forças policiais do DF, tanto da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, para garantir a segurança, não só do presidente da República, mas das delegações estrangeiras e das pessoas que participarão do evento”, declarou Flávio Dino, futuro ministro da Justiça e Segurança Pública.

“De posse dessas garantias e com o planejamento que vem sendo conduzido pela PF temos toda a tranquilidade de reiterar o convite para que as pessoas participem da posse, que ocorrerá como programada em todas as suas dimensões”, acrescentou Dino.

“Não há nenhuma alteração [no roteiro da posse]”, garantiu, em resposta à possibilidade de Lula desfilar na Esplanada dos Ministérios em carro fechado, ao invés do tradicional passeio no Rolls-Royce presidencial.

“Dois cenários estarão disponíveis no dia” e a decisão será tomada no momento”, acrescentou ao lado do governador Ibaneis Rocha.

“Todas as pessoas que virão à posse participarão de um evento em paz e retornarão para os seus lares em paz”, disse Dino, incentivando os brasileiros a viajar de outros estados.

Muitos apoiadores de Lula expressaram, nas redes sociais, medo de tumultos ou ataques durante a posse, especialmente depois que um apoiador do presidente Jair Bolsonaro foi preso e acusado de terrorismo, no sábado, por plantar um explosivo em um caminhão de combustível no aeroporto de Brasília.

 

Foto: Andre Penner/AP