Avanços no saneamento básico serão prioridades na Prefeitura comandada por Capitão Alberto Neto

Amargando a quarta posição entre as capitais com pior índice de saneamento básico, Manaus clama por melhorias na área. Como deputado federal que apoiou a criação do Marco Regulatório do Saneamento Básico no Brasil, o candidato a prefeito Capitão Alberto Neto assumiu o compromisso de avançar na cobertura dos serviços e estender a todas as famílias manauaras.

“É uma demanda essencial e prioritária porque atinge diretamente a qualidade de vida das pessoas. Sabemos que para cada um real investido em saneamento, se economizam quatro no sistema de saúde. Nossa gestão será voltada para as pessoas, para promover a saúde e a vida do nosso povo”, disse.

A realidade é preocupante. Manaus tem menos de 40% de sua área com cobertura de esgotamento sanitário, conforme o Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), e cerca de 30% a 40% da cidade não têm água encanada e tratada. Outro fator agravante é a coleta de lixo que não seleciona os resíduos e os despeja em um lixão.

“Manaus precisa avançar nesse quesito. São anos de abandono que devem ser superados com uma Prefeitura firme, transparente e técnica. Vamos buscar parcerias na iniciativa privada para que nossa cidade possa cumprir as metas estabelecidas pelo Marco Regulatório, em prol da nossa gente e do nosso meio ambiente”, ressaltou.

Universalização do Saneamento

O compromisso de Alberto Neto e do vice, Orsine Jr., é universalizar o acesso aos serviços de esgotamento sanitário à toda população de Manaus. Para isso são necessárias obras no sistema de abastecimento de água, captação, tratamento, reserva e rede de distribuição; revitalização de igarapés, e ainda na captação de efluentes que saem das residências.

Manaus está em desacordo com todas as regras de descarte de lixo. Para obedecer à legislação seria necessária a desativação do atual lixão, localizado na AM-010. A Prefeitura de Alberto Neto vai priorizar a construção de um novo aterro sanitário com capacidade para 50 anos e que atenda todas as normas.

“Nossa cidade precisa de um planejamento eficaz, não apenas para quatro anos, mas par as próximas décadas. Manaus é porta de entrada para Floresta Amazônica e temos como obrigação preservar o meio ambiente, promovendo cidadania e dignidade para nossa população, que merece viver em uma cidade melhor”, declarou o candidato.

Manaus Verde

Mesmo estando no meio da Floresta Amazônica, Manaus é uma cidade pouco arborizada. Porém, a partir de janeiro de 2021, a Prefeitura sob comando do Capitão Alberto Neto terá metas para o cultivo de árvores em espaços públicos e para ampliação de espaços verdes. O compromisso assumido pelo candidato pretende melhorar a qualidade de vida da população.

“Essa cobertura vegetal contribui tanto para o equilíbrio climático, como para criar um ambiente urbano mais agradável. É tão bom a gente andar por um local cheio de árvores, que nos proporciona um bem-estar físico e emocional, essa é a nossa meta”, disse.

O plano de governo também prevê a criação de um programa de coleta seletiva, por meio de desconto do IPTU. O objetivo é promover a ampliação de parcerias da Prefeitura com a rede varejista para instalação de pontos de coleta, facilitando o acesso a população e às cooperativas de reciclagem.

Fotos: Euzivaldo Queiroz