
A Avon, uma das maiores marcas de cosméticos do país, anunciou recentemente a contratação de Ivete Sangalo como sua nova embaixadora, encerrando oficialmente a parceria com a cantora Jojo Todynho.
A decisão ocorre em meio a uma série de polêmicas que envolveram Jojo nas últimas semanas, especialmente devido a suas declarações políticas, que geraram reações negativas entre os consumidores e repercutiram nas redes sociais.
Jojo era o rosto de uma linha de batons da Avon e vinha sendo uma das figuras mais marcantes nas campanhas da marca. Porém, após declarar em uma live no Instagram ser “uma mulher preta de direita”, a cantora recebeu uma enxurrada de críticas, sobretudo de membros da comunidade LGBTQIAP+.
A POLÊMICA
A fala foi vista como polêmica, uma vez que a Avon é conhecida por seu apoio a causas de inclusão, sendo patrocinadora oficial da Parada LGBTQIAP+ de São Paulo e signatária de um acordo com a ONU para a promoção da diversidade e combate à discriminação no ambiente corporativo.
Diante da repercussão negativa, a Avon começou a retirar gradualmente Jojo Todynho de suas campanhas, excluindo sua imagem dos materiais promocionais nas redes sociais e optando por não a escalar para eventos.
A assessoria de imprensa de Jojo confirmou que o contrato entre ela e a marca será oficialmente encerrado em dezembro, informando ainda que sua participação nas próximas campanhas permanece em discussão. Segundo a assessoria, o contrato com a Avon já estava previsto para terminar no final de 2024.
A marca, por sua vez, anunciou com entusiasmo o retorno de Ivete Sangalo como embaixadora. A cantora, que já havia colaborado anteriormente com a Avon, tem uma trajetória de longa data com a empresa.
Em comunicado divulgado pela diretora de marketing da Avon, Juliana Barros, Ivete foi apresentada como “a cara da marca”, sendo uma personalidade de vasta aceitação entre os brasileiros e que“valoriza o seu brilho por onde passa”.
COMUNICADO DA AVON
A Avon, por sua vez, ressaltou o público vasto de Ivete Sangalo, e deixou claro que não poderia ter outra representante que fosse tão a cara da marca.
“Ninguém melhor que Ivete para coroar esse novo momento da Perfumaria Avon. Uma mulher inspiradora, referência para muitas brasileiras e que sabe valorizar o seu brilho por onde passa. Ivete e Avon possuem muitas coisas em comum: um público vasto, diverso – de diferentes faixas etárias e classes sociais – e, sobretudo, muito fiel no Brasil e no mundo. Ou seja, Ivete faz parte da cultura do Brasil e a Avon também. Não poderíamos ter outra representante que fosse tão a cara da nossa marca”, comentou Juliana Barros, Diretora de Marketing da Avon.“Nada melhor do que contar com umas de suas representantes mais queridas e conhecidas do Brasil, além de ser um dos maiores ícones baianos, para se aproximar ainda mais desse público”, destaca a Avon.