Influenciador Renato Cariani é alvo de operação contra produção de drogas

A Polícia Federal (PF) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público e a Receita Federal deflagraram uma operação na manhã desta terça-feira (12) contra grupo suspeito de desviar doze toneladas de produtos químicos para produção de dezenove toneladas de cocaína e crack.

As forças policiais cumprem cerca de dezoito mandados de busca e apreensão em endereços em São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

Um dos alvos é a Anidrol Produtos para Laboratórios Ltda., em Diadema, da qual o influencer e fisiculturista Renato Cariani é um dos sócios.

Segundo as investigações, as empresas licenciadas que vendiam produtos químicos emitiam notas fiscais falsas. Eles usavam laranjas para fazer depósitos em espécie, como se fossem funcionários de grandes multinacionais.

Foram identificadas 60 transações dissimuladas vinculadas à atuação desta organização criminosa, totalizando, aproximadamente, 12 toneladas de produtos químicos, o que corresponde a mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo, segundo as autoridaddes.

As investigações revelaram, ainda, diz a Polícia Federal (PF), que os envolvidos usavam terceiros e também abriam empresas fictícias para esconder a procedência ilícita do dinheiro.

Os investigados vão responder pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico, e lavagem de dinheiro. As penas cominadas podem ultrapassar 35 anos de reclusão.

QUEM É RENATO CARIANI?

Cariani, nascido em 1976, teve uma infância simples e enfrentou bullying na escola. Iniciou sua carreira na área de química aos 15 anos como auxiliar de laboratório, conciliando seu interesse por musculação para superar desafios pessoais.

Com uma trajetória marcada por superações, participou de competições de fisiculturismo, graduou-se em química em 2017 e acumula milhões de seguidores em suas redes sociais.

O influenciador, que também é professor de química, educação física, empresário e youtuber, possui um canal no YouTube com quase 4 milhões de inscritos e mais de meio bilhão de visualizações.

Nas redes sociais, como Twitter e Facebook, Cariani conta com 4,2 milhões de seguidores, revelando sua expressiva presença online.

Atualmente o influenciador possuí dois CNPJs ativos em seu nome, ambos em nome de “Anidrol Industria Quimica LTDA”, empresa investigada por tráfico de drogas. Como sócio da empresa, Roseli Dorth,