A indígena e técnica em enfermagem é a primeira imunizada no Amazonas contra covid-19

Para representar a primeira pessoa que recebe a vacina contra a covid-19 no  Amazonas, uma mulher indígena da tribo Witoto, que é técnica em enfermagem, de 33 anos, foi escolhida para ser a primeira pessoa a ser imunizada contra o novo coronavírus. A vacina foi aplicada na ocasião o Plano Estadual oficial de Imunização foi apresentado pelo governador Wilson Lima, na noite desta segunda-feira (18).

A indígena  Vanda Ortega nasceu no município de Amaturá, calha do Rio Solimões. Atualmente mora no Parque das Tribos, no Tarumã,  bairro indígena localizado na Zona Oeste de Manaus. Ela trabalha na rede estadual de saúde, na Fundação Alfredo da Matta.

Engajada na luta em defesa dos povos indígenas, atua nos atendimentos de saúde dos moradores de sua comunidade, onde32 indígenas testaram positivo para a covid-19 neste novo surto da doença.

Antes de receber a dose do imunizante, ela fez um pedido para que o Governo “olhe pelos povos indígenas” e ainda pediu que seu povo não tenha medo de ser vacinado.