Base Arpão apreende balsa com 22,2 mil botijas de gás

Nessa quarta-feira (10),  22,2 mil unidades de botijões de gás GLP foram apreendidos em uma embarcação e balsa tanque, vinda de Manaus e que tinha como destino o município de Tefé (523 quilômetros da capital. Segundo os policiais da da Base Fluvial Arpão, a carga não tinha licença. Um homem de 43 anos conduzia o carregamento foi detido.

Ainda conforme a equipe da Base Fluvial Arpão, que é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), durante patrulhamento no rio Solimões, por volta das 17h, os policiais abordaram a embarcação transportando a substância tóxica e perigosa, sem as exigências estabelecidas em leis do Órgão Ambiental Regulador para transporte, o que poderia ocasionar acidentes graves, como explosões.

A carga foi exibida para a autoridade policial, e o responsável pelo transporte foi conduzido à 10ª Delegacia do município de Coari (a 363 quilômetros da capital). O prejuízo ao crime está estimado em R$ 1,5 milhão.

A Base Arpão foi criada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e atua de forma integrada com efetivos das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Força Nacional, Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A Operação ‘Hórus’ é um dos eixos do Programa Nacional de Segurança de Fronteiras e Divisas (Vigia), do Ministério da Justiça. As denúncias podem ser feitas por meio do 181, o disque-denúncia da SSP-AM. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia em todo o estado.

Denúncias – Transportar, armazenar substância tóxica, perigosa ou que causam danos à saúde humana ou ao meio ambiente, sem licença ou exigências estabelecidas em leis, é crime e pode e deve ser denunciado ao 181, o disque-denúncia da SSP-AM.