Flagrante PM: Apesar das restrições e decreto, cidadãos insistem em fazer festas e aglomerações

Mesmo com os registros de óbitos elevados em Manaus, conforme o registrado no último domingo (7), confirmados com os dados da Prefeitura, que registrou 142 sepultamentos nos cemitérios da capital do Amazonas, a Polícia Militar continua flagrando cidadãos que parecem ainda não estar entendendo o quadro epidemiológico, decorrente da pandemia do novo coronavírus, e as medidas restritivas de circulação, cujo objetivo é o de conter o avanço da doença, ainda assim, muitas pessoas insistem em fazer festas e aglomerações pela cidade. E descumprem o decreto do Governo.

O que se verifica, é que em muitos locais ainda estão ocorrendo aglomerações, onde a Polícia Militar tem flagrado o consumo de bebidas, som alto no local, e pessoas se comportando como se tudo estivesse dentro da normalidade, como antes da pandemia.

No sábado (06), à noite, em um terreno, na avenida Nathan Xavier de Albuquerque, bairro Novo Aleixo, zona Norte, durante ação policial, sob o comando da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), a operação de fiscalização do decreto governamental, que proíbe aglomeração de pessoas, prendeu cinco homens. Eles foram denunciados por estar com som alto e consumido bebidas alcoólicas.

“Nos interditamos o espaço, prendemos cinco pessoas, pois restavam apenas cinco, e eles foram conduzidos para a Delegacia-Geral para os procedimentos. O material foi apreendido, segundo eles, era uma festa de comemoração em uma área loteada, era uma aglomeração que está proibida nesse momento”, relatou o secretário de Segurança, Louismar Bonates.

O secretário disse, ainda, que as ações de fiscalizações continuaram e, na Compensa, zona Oeste, os policiais do Batalhão de Choque e Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) realizaram uma ronda na área do bairro e resultou em apreensões de veículos e testes de alcoolemia.

“No bairro da Compensa, que é um bairro que está tendo uma certa dificuldade em questão de segurança, e viemos fazer essa operação e o Núcleo Especializado de Operações de Trânsito (NEOT), registraram um carro e 13 motocicletas que apresentaram irregularidades e foram apreendidos. Um homem foi autuado por dirigir sob efeito de bebida alcoólica”, informou o secretário.

A operação conta ainda com a atuação da Polícia Militar do Amazonas e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM).

Mesmo com flexibilização de alguns setores de serviços, indústria e comércio, o toque de recolher foi mantido. Publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE), as novas medidas iniciaram  nesta segunda-feira (08) ainda restringem a circulação de pessoas das 19h às 6h. E durante o período do dia, só podem sair se por necessidade e, de preferência uma pessoa da família, para que o ciclo da pandemia possa ser freado.

Sepultamentos

Somente no domingo (7) ocorreram 142 sepultamentos,  desses, 104 foram nos espaços gerenciados pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), sem opção pelo serviço de cremação e com dois óbitos oriundos de outras cidades. Já nos cemitérios particulares, 38 enterros foram realizados.

Entre as causas das mortes do total de sepultamentos nos cemitérios públicos da capital do Amazonas, 44 foram declaradas como Covid-19, e cinco casos suspeitos. Já nos espaços privados foram 26 registros de óbitos pelo novo coronavírus.

Houve ainda, o registro de 15 óbitos em domicílio e que, do total de sepultamentos nos cemitérios públicos neste dia, 22 foram atendidos pelo serviço SOS Funeral, coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Por Conceição Melquiades