Internos do sistema socioeducativo recebem bolsas de capacitação para ingresso no Ensino Médio Técnico

Dez internos do sistema socioeducativo terão a oportunidade de cursar uma capacitação para ingresso o Ensino Médio Técnico em instituições privadas após uma parceria entre o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com o Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia (Sidia) e Centro de Ensino Literatus (CEL).

A parceria foi consolidada na tarde desta terça-feira (24), através da assinatura de um Acordo de Cooperação entre as instituições. A cerimônia de assinatura contou com a presença da secretária da Sejusc, Caroline Braz, da diretora do Instituto Sidia, Vânia Capela, de Elaine Saldanha, do Centro Literatus, Fernando Mestrinho, da Defensoria Pública do Amazonas (DPE/AM), além de demais representantes departamentais das instituições.
Para nivelar o conhecimento dos internos, o Centro Literatus realizará o nivelamento dos alunos, que, em seguida, estarão aptos para serem encaminhados ao ensino técnico.

De acordo com a titular da Sejusc, Caroline Braz, a parceria é uma forma de aproximar o poder público e instituições privadas na oferta de serviços de qualidade em diversas escalas. “Essa parceria da Secretaria de Justiça com o Sidia é muito importante porque vai inserir em um curso, 10 adolescentes oriundos do sistema socioeducativo que precisam de uma nova oportunidade. É uma forma de aproximar o poder público da iniciativa privada”, destaca. “Após esse curso eles estarão aptos a adentrarem em cursos de nível superior e técnico, além de concorrerem em concursos de vestibulares”.

O Instituto Sidia é uma entidade privada que realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento para implementar soluções digitais inovadoras para o mercado local e global. A diretora da instituição, Vânia Capela, reforça a característica social que a parceria sustenta

“O intuito da parceria é ajudar os jovens a recomeçarem suas vidas, através da educação. Nós entendemos que a educação é a base para a solução de muitos problemas e que ela pode abrir grandes portas. Então a intenção é ajudar esses jovens a entender que eles têm a oportunidade de mudar e que através da educação eles podem construir uma vida nova”.

Início das aulas  – Conforme a mantenedora do Centro de Ensino Literatus, Elaine Saldanha, partir desta quarta-feira (25) os internos começarão os cursos de nivelamento. Cada aluno será avaliado para seguir com os cursos de acordo com o nível de conhecimento. Elaine comemora a parceria entre a instituição e o Governo. “Estamos felizes em participar de um momento tão especial como é a formação desses jovens e na possibilidade de transformação social na vida dessas pessoas. Esperamos que através dessa formação eles possam enxergar um futuro para trabalho, para uma vida digna e a sua construção social”, finaliza.