Veja trajeto para avenida Torquato Tapajós, que rachou com peso de caminhão carregado de seixo

Devido a rachadura da avenida Torquato Tapajós, quatro barreiras com agentes de trânsito foram montadas para monitorar o fluxo de veículos e orientar os motoristas, principalmente, os dos transportes coletivos, que terão de usar rotas alternativas para trafegar enquanto a estrada estiver em obras para recuperação da parte que o asfalto afundou.

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) interditou o trecho que compreende o acesso à avenida Professor Nilton Lins (entrada do aeroclube) até os cruzamentos das avenidas Torquato Tapajós com a Max Teixeira, para a realização da obra emergencial de recuperação da rede de drenagem profunda. A alteração foi necessária para dar andamento nos trabalhos que iniciaram na noite dessa terça-feira (09).

O buraco se abriu no trecho da avenida Torquato Tapajós no sentido Centro-bairro, lado oposto ao supermercado atacadista, em frente à antiga Phillips, na zona norte da capital. A pista não suportou o peso de um caminhão carregado de seixo e cedeu.

As rotas alternativas durante a interdição ficarão assim:

1 – Motoristas que circulam nas avenidas Djalma Batista e Constantino Nery em direção à zona Norte deverão acessar a avenida Professor Nilton Lins (estrada do aeroclube) e seguir pelo Parque das Laranjeiras ou pelo bairro Cidade Nova.

2 – Os condutores também podem seguir pela avenida Brasil, depois Coronel Teixeira, em seguida, acessar a avenida do Turismo, avenida Santos Dumont (estrada do aeroporto) e seguir para a zona Norte.

3 – Os condutores que trafegam pela zona leste em direção à zona Norte poderão seguir pela avenida Professor José Lindoso (avenida das Torres) ou a avenida Arquiteto José Henriques e seguir o itinerário.

4 – Outra opção será a abertura do canteiro central pela secretaria de obras, no trecho entre a entrada do bairro Santos Dumont até o ponto de ônibus em frente à antiga Phillips. No local, será montado um contrafluxo no sentido bairro/Centro com os agentes monitorando a circulação dos veículos.

Para dar fluidez na avenida Professor Nilton Lins, o IMMU fechou o canteiro central que dá acesso à rua Dalas com divisores de pista e desativou o semáforo do local. Com a medida, a via ganha fluidez no fluxo para os veículos, que usam a via como opção de desvio.

O efetivo de 60 agentes de trânsito estará prestando apoio à equipe de obras e nas barreiras revezando até a finalização dos trabalhos.

O acidente

Na tarde desta terça-feira (9), um caminhão caçamba passava pela via quando a pista rachou e engoliu o caminhou, na avenida Torquato Tapajós, na Zona Norte de Manaus.

Dentro do veículo havia uma carga de seixo, que estava sendo transportada para o bairro Tarumã, na zona oeste de Manaus.

Quando o motorista do caminhão sentiu o veículo afundando na pista, se desesperou e pulou pela janela da caçamba. Ninguém ficou ferido.

A avenida é bastante movimentada, devido ao horário de grande fluxo de veículos foi necessário acionar os agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Ainda não se sabe de quem é a responsabilidades da ruína da pista, mas será apurado.

Pista interditada
Após o comprometimento da pista devido ao afundamento no asfalto, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) iniciou uma obra emergencial de recuperação da rede de drenagem profunda, no trecho da avenida.

Uma equipe de engenharia da Seminf foi averiguar a situação e iniciou de imediato os serviços de reparo.

Ainda não se sabe por quanto tempo que a avenida vai ficar interditada, visto que não há previsão de entrega da obra, e deve ser lenta devido as chuvas que estão ocorrendo diariamente.