30.6 C
Manaus
sexta-feira, 24 de julho de 2026

Escolas de samba do Grupo Especial do Rio realizam 3º dia de ensaios técnicos na Sapucaí

O Sambódromo da Marquês de Sapucaí recebe neste domingo (1º) o terceiro dia de ensaios técnicos do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. A partir das 19h, o público poderá assistir às apresentações da Unidos do Viradouro, Imperatriz Leopoldinense, Acadêmicos do Grande Rio e Beija-Flor de Nilópolis. Os portões serão abertos às 16h30, com entrada gratuita.

Antes das escolas principais, três agremiações mirins – Aprendizes do Salgueiro, Mangueira do Amanhã e Beija Flor de Nilópolis – farão suas demonstrações a partir das 17h30.

Enredos em destaque

A Unidos do Viradouro homenageará o mestre de bateria da escola, Moacyr da Silva Pinto, conhecido como mestre Ciça.

A Imperatriz Leopoldinense trará para a Avenida o enredo “Camaleônico”, que narra a trajetória do cantor Ney Matogrosso.

A Acadêmicos do Grande Rio apresentará “A Nação do Mangue”, uma celebração do movimento Manguebeat, originário do Recife.

Já a Beija-Flor de Nilópolis vem com o enredo “Bembé”, uma homenagem ao Bembé do Mercado, tradicional celebração do candomblé na Bahia.

Sucesso de público e transporte reforçado

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Gabriel David, destacou o sucesso dos ensaios técnicos. “As escolas arrasaram. Em uma sexta-feira chuvosa no Rio de Janeiro, ver mais de 53 mil pessoas na avenida é fantástico. Precisamos destacar essa força das escolas. Isso é muito positivo para o carnaval”, afirmou.

Para atender à demanda, os trens urbanos do Rio operarão até a madrugada de segunda-feira (2). O terminal Central do Brasil terá partidas extras nos ramais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna. As estações Central/Centro e Praça Onze da Metrô Rio estenderão o horário de embarque até as 2h30. Outras estações funcionarão apenas para desembarque após as 23h.

O que pode e o que não pode levar

O público pode levar bebidas e alimentos para consumo próprio, incluindo coolers pequenos (máximo 40x30cm), latas de alumínio, garrafas plásticas (máximo 500ml) e copos térmicos. É proibido entrar com objetos de vidro, materiais pontiagudos, sinalizadores e guarda-chuvas.

Com informações da Agência Brasil