Agentes de trânsito da prefeitura de Manaus têm ‘meta de multa’ estabelecida, diz denúncia

Um vídeo enviado de forma anônima para o Portal da Capital AM mostra vários agentes de trânsito da prefeitura de Manaus parados em cada esquina da Avenida João Valério, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da capital, com o suposto intuito de aplicar uma série de multas aos motoristas que passarem pelo local.

No vídeo, enviado no fim do ano passado, o denunciante ironiza que os agentes de trânsito, também conhecidos na cidade como “verdinhos”, estariam sendo usados como forma de extorsão, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), para pagar os advogados do enteado dele, Alejandro Valeiko, um dos indiciados pela morte do engenheiro Flávio Rodrigues dos Santos.

Além disso, a esposa de um agente de trânsito da pasta, que não quis ter o nome relevado por medo de represálias, afirmou que os servidores coordenados pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) teriam uma “meta de multa diária”, estabelecida pela prefeitura da cidade, mas feita sem qualquer registro formal, apenas de forma verbal.

Segundo o relato da mulher, os “verdinhos” são cobrados para autuarem e guincharem mais os motoristas e automóveis da cidade, e, como consequência da pressão, poderiam interpretar de forma incorreta uma irregularidade de trânsito.

Assista ao vídeo na página do Facebook do Portal da Capital AM: https://www.facebook.com/portaldacapitalam/videos/1304046546446778/