Arquidiocese Metropolitana de Manaus ganha novo Arcebispo

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (27) o novo Arcebispo de Manaus, Dom Leornardo Ulrich Steiner. 

A nomeação aconteceu devido o pedido de renúncia de Dom Sérgio Eduardo Castriani, que dia 12 de dezembro deste ano completaria 7 anos de serviço, mas por problemas de saúde pediu a renuncia.

Dom Leonardo nasceu no dia 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha (SC). Foi nomeado bispo em 2 de fevereiro de 2005 pelo Papa João Paulo II para a Prelazia de São Félix do Araguaia (MG), sucedendo a dom Pedro Casaldáliga e recebeu ordenação no dia 16 de abril do mesmo ano. Seu lema episcopal é “Verbum Caro Factum” que quer dizer “Verbo feito carne”.

De 2007 a 2011, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e vice-presidente do regional Oeste 2 da entidade.

No dia 10 de maio de 2011 foi eleito secretário-geral da CNBB, durante a 49ª Assembleia Geral e no dia 20 de abril de 2015, foi reeleito. Seu mandato foi concluído no dia 10 de maio de 2019.

Em entrevista com a radio Rio Mar, Dom Leonardo disse que o sonho dele era morar na Amazônia, só não imaginava que seria eleito pelo Papa Francisco para essa missão.