Facção criminosa “Los Lobos” assume autoria da morte de candidato do Equador: ‘Não cumpriu promessas’

Na manhã desta quinta-feira (10), um grupo de homens encapuzados e armados reivindicou a responsabilidade pelo assassinato de Fernando Villavicencio, candidato à Presidência do Equador.

Villavicencio foi morto a tiros ontem (09) após um evento de campanha em uma escola na capital, Quito.

A facção criminosa conhecida como “Los Lobos” é considerada a segunda maior do país, com cerca de 8 mil pessoas.

Os homens assumem no vídeo a autoria do ataque a Villavicencio, e o acusa de ter feito um acordo com o crime organizado e não ter cumprido suas promessas.

“Queremos deixar claro para todos que cada vez que políticos corruptos não cumprirem com suas promessas antes estabelecidas, quando receberem nosso dinheiro – que são milhões de dólares –, para financiar suas campanhas, serão executados”, diz um porta-voz rodeado de outros criminosos vestidos de preto, com balaclavas cobrindo os rostos e segurando armas de fogo.

O grupo ameaçou outro presidenciável, Jan Topic, na mesma gravação. “Isso se repetirá quando os corruptos não cumprirem suas palavras. Você também, Jan Topic”, diz o porta-voz da organização criminosa.

O atentado contra Villavicencio aconteceu 11 dias antes das eleições gerais do Equador, que decretou estado de emergência em meio a uma onda de violência que afeta várias partes do país sul-americano.

Confira:

@suasnoticias

A facção criminosa Los Lobos, a segunda maior do Equador, reivindicou o ass4ssinato do candidato à presidência do país, Fernando Villavicencio, nessa quarta-feira (9/8). Em vídeo divulgado nas redes sociais, o Los Lobos assume a autoria do crime e também ameaça outros políticos, como o presidenciável e economista Jan Topic. Nas imagens, é possível observar vários homens encapuzados e armados. “Toda vez que políticos corruptos não cumprirem suas promessas quando receberem nosso dinheiro, que é de milhões de dólares, para financiar sua campanha, serão dispensados. Você também, Jan Topic, mantenha sua palavra. Se você não cumprir suas promessas, você será o próximo”, anunciou o grupo de homens. Estima-se que o Los Lobos tenha em torno de 8 mil integrantes, com foco, principalmente, no tráfico internacional de drogas, em especial a cocaína. Villavicencio declarou, na semana passada, que vinha recebendo ameaças da facção Los Choneros, especializada em extorsão, tráfico de drogas e homicídios, e grupo do qual o Los Lobos se originou. As autoridades equatorianas, contudo, não vinculam oficialmente a morte de Fernando Villavicencio ao Los Lobos. O Itamaraty lamentou o ataque ao candidato. #noticias #equador #loslobos #villavicencio #itamaraty

♬ som original – Suas notícias