Grupo coreano BTS discursa na Assembleia Geral da ONU

Integrantes foram nomeados como Enviados Presidenciais Especiais da República da Coreia, pelo presidente do país, Moon Jae-In

MUNDO – A 76ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), ocorrida nesta segunda-feira (20), em Nova York, Estados Unidos, teve sua abertura feita pelo grupo de cantores BTS. Assistidos por líderes de vários países e por quase um milhão de espectadores online, os integrantes lembraram aos jovens que eles não são “a geração perdida da covid-19, mas sim a geração que adere as mudanças”.

Nomeados como Enviados Presidenciais Especiais da República da Coreia, pelo presidente do país, Moon Jae-In, foi a segunda vez que os membros do BTS discursaram na sede da ONU. Na primeira vez, em 2018, o líder do grupo, RM, falou sobre diversidade e aceitação. “Speak yourself” foi o termo principal do discurso, todo feito em inglês.

Na reunião de hoje, todos os sete artistas falaram, e em sua língua materna. A mensagem transmitida por RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook foi de esperança para os jovens que tiveram suas vidas, carreiras e escolhas interrompidas pela pandemia.

“Ouvi dizer que hoje as pessoas que estão na adolescência e na faixa dos 20 anos são chamadas de “geração perdida da covid”, que se perderam em um momento em que precisam das mais diversas oportunidades e devem tentar coisas novas. Mas é justo chamar pessoas de “perdidas” só porque os olhos dos adultos não conseguem ver os caminhos que elas trilham?” indagou RM.

“Em vez de “geração perdida”, um nome mais apropriado seria “geração acolhedora”, porque ao invés de temer mudanças, essa geração diz “seja bem-vinda” e continua seguindo em frente”, completou Jin.

Da esquerda para a direita: Jin, V, RM, Suga, Jimin, Jungkook e J-Hope

Meio ambiente

Durante a fala, outro ponto levantado foram as questões climáticas. “Acabamos de falar sobre as coisas que perdemos durante a pandemia, e me arrepio ao pensar em lamentar pela Terra. Todos concordam que a mudança climática é uma questão urgente que deve ser tratada, mas não é simples chegar a um acordo sobre o que se acredita ser a melhor solução”, disse o membro J-Hope.

Vacina

O BTS aproveitou o momento para confirmar que os sete já estão vacinados e incentivar os fãs a fazerem o mesmo. “Assim como a vacinação, os esforços para dar continuidade a essa nova realidade continuam. E acho que o dia em que poderemos nos encontrar novamente cara a cara não está tão longe”, disse V.

Os músicos fizeram ainda uma performance de sua música Permission to Dance, cujo videoclipe celebra o fim (próximo) da pandemia.

“O que queremos dizer é que esperamos que vocês não considerem o futuro uma escuridão sombria. Não falem como se o final já tivesse sido escrito”, lembrou V.

[LEGENDADO | PT-BR] Discurso do BTS para ONU 2021 – SDG Moment – YouTube