Líderes de movimento são acusados de extorsão e de espalhar Fake News em Manaus

Manaus – Willian Bitar Santos, filho do ex-prefeito do município de Novo Airão que foi cassado por corrupção passiva, e o pré-candidato a vereador Rubson Madeira, espalharam fake news na tarde desta terça-feira (31), causando pânico nos servidores públicos do estado, comprometendo a votação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Alem) sobre o remanejamento dos recursos para a saúde e adotar medidas emergenciais para combater o coronavírus.

https://www.facebook.com/151211933004/posts/10157729732883005/?substory_index=0

Willian e Rubson são apontados como líderes do Movimento Independente do Amazonas que segundo informações de um ex-colaborador, usam o movimento para atacar políticos do Amazonas com intensão de conseguir vantagens e seriam financiados pelo pai de William, o ex-prefeito de Novo Airão, que foi cassado por corrupção passiva.

“Eu me afastei deles porque estavam usando o movimento para extorquir políticos através de ataques que só acabavam em alguns casos após acordo financeiro. William conseguiu promover a esposa há um cargo comissionado mais bem remunerado na Casa Civil após ele atacar várias vezes o prefeito de Manaus, já o Rubson quer ganhar notoriedade e se eleger vereador”, relatou o ex-colaborador.

Com o quóron suficiente a sessão discutiu vários pontos importantes no que diz respeito ao combate ao covid-19 e as estratégias que serão fundamentadas para que o Estado vença o vírus que já matou três pessoas no Amazonas. Além disso, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autoriza o remanejamento de verbas para a saúde e pagamento dos servidores públicos; a permissão para que o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), atue no combate à pandemia, entre outros. Em nenhum momento foi falado sobre diminuição dos salários dos servidores públicos. A informação é mentirosa e circula nas redes sociais comprometendo o real sentido da votação transmitida ao vivo pelas redes sociais do Poder Legislativo.

A redação do Portal da Capital AM entrou em contato com William e fez algumas perguntas:

Willian negou que o movimento seja financiado por políticos para espalhar fake news e disse que não é líder e sim um dos colaboradores do movimento, sobre a nomeação da esposa, disse que ela é competente, e chegou a se irritar e parou de responder as perguntas quando foi perguntando sobre o pai dele, que é ex-prefeito do município de Novo Airão que foi cassado por corrupção passiva.


A Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), divulgou nota desmentindo a notícia falsa.

A Assembleia Legislativa do Amazonas informa que o boato que circula nas redes sociais sobre a redução de 20% dos salários dos servidores públicos é FALSO.
As propostas que estão sendo votadas nesta terça-feira (31) autorizam o Governo a remanejar recursos para a saúde e adotar medidas emergenciais para combater o coronavírus.
A Assembleia Legislativa preza pela verdade e reitera seu compromisso com a legalidade e o sentimento de bem servir a população do Amazonas.