Madonna não doou quantia milionária para o Rio Grande do Sul; governo estadual desmente boato

O Governo do Rio Grande do Sul informou na noite da última segunda-feira (6), que não recebeu nenhuma doação milionária da cantora internacional Madonna.

Segundo informações, um colunista teria afirmado que a cantora teria enviado cerca de R$ 10 milhões em auxílio para as vítimas da enchente que destruiu o estado.

Na internet, pessoas afirmavam que o dinheiro do governo federal estaria sendo utilizado no show e não no combate aos efeitos das enchentes. O que se mostrou uma outra fake news, uma vez que o show da artista foi bancado com o dinheiro do Itaú e com patrocínio da Heineken.

Até o momento, 345 municípios estão afetados pelas enchentes e 19.368 pessoas estão em abrigos, além de 121.957 desalojados. No total, 850.422 cidadãos do estado foram afetados.

O Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também negou na noite do último domingo (5) ter feito qualquer aporte financeiro no show da cantora.

Em nota oficial, a Secretaria de Comunicação classifica como “desinformação” a versão que circula nas redes sociais sobre o show de Madonna ter tido recursos federais. O governo também lista os patrocinadores privados da apresentação e que o apoio financeiro do setor público se restringiu à Prefeitura do Rio e ao Governo Estadual.