Marcelo Serafim tenta enganar população e é desmentido por deputado federal

Manaus/AM – Em meio a pior pandemia de todos os tempos, que assola o mundo, tem vereador de Manaus produzindo fake news tentando ludibriar a população com mentiras. O vídeo gravado pelo vereador Marcelo Serafim, no último sábado (18) , virou motivo de piada entre a classe política. O nobre parlamentar, que já foi secretário municipal, deputado federal, tentou questionar a aquisição de respiradores que serão utilizados no hospital de retaguarda Nilton Lins com informações inverídicas. O Governo do Estado informou que todos os equipamentos comprados receberam o aval da equipe do Hospital Delphina Aziz, unidade especializada no combate ao coronavírus.

O parlamentar manauanse teve a “cara de pau” de ir para a internet comparar o preço dos equipamentos de saúde adquiridos pelo Estado com o site de compras Mercado Livre. O vereador tentou comparar preços de um produto usado, por meio de um comprador com práticas duvidosas e rejeitadas na plataforma de compras, sem saber da procedência do respirador, sem sequer ter a garantia de que o equipamento médico fosse entregue e estivesse funcionando.

Em plena campanha de reeleição, o vereador esquece que o Governo do Estado jamais pode comprar qualquer tipo de insumo, produto ou serviço pelo site de compras, uma vez que o poder público se submete a legislação das compras públicas.

Tal atitude do vereador Marcelo Serafim surpreendeu até parlamentares de oposição ao atual governo, como o deputado federal Marcelo Ramos (PR), que saiu em defesa do Estado, e gravou um vídeo explicando o motivo da compra. “Está difícil comprar respiradores em qualquer lugar do mundo. Nós aprovamos no Congresso Nacional, o presidente publicou um decreto, de que todos os respiradores fabricados no Brasil são vendidos para o Ministério da Saúde. No mundo, todos estão sendo confiscados pelos EUA. O Governo do Estado não pode comprar do Mercado Livre. O governo não pode comprar um aparelho no Mercado Livre. O Estado buscou o caminho possível para a importação dos aparelhos. São aparelhos essenciais”, comentou Marcelo.

O que mais surpreendeu a todos é que o vereador Marcelo Serafim sabe da dificuldade que o mundo enfrenta para aquisição de equipamentos hospitalares neste momento de enfrentamento ao Covid-19, o que levou a um aumento mundial exponencial nos preços dos equipamentos.

Marcelo quis a atenção para fazer politicalha em prol de uma dor que atinge a todos, e esqueceu do artigo 3º, VII, Lei n° 13.979/20, em que o Governo do Estado não pode comprar produto de fabricação nacional, haja vista que todos serão comprados pelo Governo Federal. Ou seja, o Amazonas tem de comprar respiradores no exterior, com pagamento antecipado. O nobre parlamentar quer assistir ainda mais vítimas morrendo da doença?

Cabe, agora, aos órgãos de controle certificar a compra e dar aval para que mais vidas sejam salvas na capital.