Dois dos três irmãos do senador e ex-governador do Amazonas Omar Aziz e mais quatro que estavam presos desde a última sexta-feira (19), data em que foi deflagrada a Operação Vertex, da Polícia Federal, foram liberados na manhã desta quarta-feira, (24), quando expirou o prazo da prisão temporária.
A esposa do senador, Nejmi Aziz e a ex-representante do Governo do Amazonas em Brasília, Nafice Bacry Valoz, também chegaram a ser presas.
A Operação Vertex investiga crimes de corrupção passiva, lavagem de capitais e organização criminosa, apura supostas entregas de dinheiro em espécie e negócios que teriam sido realizados para ocultar a entrega de valores dissimulados por meio de contratos de aluguel e de compra e venda.
Os seis presos que ainda estavam no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM II) eram Amin e Manssur Aziz, José Renato de Lima Junior, sargento da PM; Ricart Campos Marques, 2º sargento da PM; Paulo José Gomes da Silva, sub-tenente da PM e Josenário Baracho de Figueiredo, Coronel da PM.
Murad Aziz que já havia sido preso em 2018 – permanece no sistema prisional, mas segundo a defesa, ele deve ser liberado nas próximas horas.
Na tarde de terça-feira (23), o senador Omar compareceu à sede da Polícia Federal para depor em decorrência da operação,