TBT: Artur Bisneto é preso por desacato após mostrar o ‘bumbum’ para delegada de polícia, no Ceará

O #TBT desta quinta-feira (27) é sobre um dia cômico, porém constrangedor, para os brasileiros e amazonenses que se consideram conservadores.

Em outubro de 2004, o filho do atual prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM), o recente Chefe da Casa Civil Municipal, Artur Virgílio Bisneto (PSDB-AM) foi preso na época, dois dias depois de ser derrotado na eleição para o primeiro turno, na qual ele concorria ao cargo de prefeito da capital.

Depois da derrota, Artur Bisneto viajou e acabou sendo detido quando estava no município de Eusébio, no Ceará, região metropolitana de Fortaleza, por atos obscenos e desacato a autoridade.

Segundo testemunhas, Bisneto mostrou suas nádegas para três mulheres que estavam no local, de uma das janelas do carro onde ele estava visivelmente embriagado com três seguranças. O que ele não esperava era que uma das mulheres era delegada de polícia.

Após ser denunciado e levado à uma delegacia do município de Eusébio, no Ceará, o político, que é considerado por alguns como mimado e problemático, falou a uma das testemunhas, a delegada Penélope Malveira Góes, que estava sendo confundido com alguma outra pessoa e novamente baixou as calças, perguntando se ela reconhecia suas nádegas.

No entanto, mesmo depois da denúncia e voz de prisão, o filho de Arthur Virgílio Neto foi liberado pela polícia.

Bafômetro

De acordo com a delegada Penélope Malveira Góes, após Artur Bisneto receber a voz de prisão, ele foi levado ao Instituto Médico Legal do município, onde fez exame de teor alcoólico, que acusou prontamente o resultado positivo, afirmando assim que o político estava embriagado.

Um termo circunstancial de ocorrência ainda chegou a ser lavrado e encaminhado à Justiça, para que Bisneto se explicasse ao juiz, na manhã seguinte do delito. Além disso, o político poderia ter sofrido aplicações de penas alternativas ou multa, fatos esses que não chegaram a acontecer na época.

O advogado de Artur Bisneto, que tratou do assunto naquele ano, chamado Cândido Albuquerque, tentou esclarecer os fatos. “É uma questão praticamente resolvida e que não terá maiores complicações jurídicas”, confirmou o advogado.

Procurada por jornalistas, a assessoria de Artur Bisneto informou que ele não iria falar sobre o que havia acontecido naquele ano.

Saiba mais sobre Artur Bisneto

Chefe da Casa Civil Municipal. Foi deputado federal, deputado estadual por três mandatos e vereador de Manaus. É presidente do PSDB-AM.

Biografia

É secretário-chefe da Casa Civil do município de Manaus. Foi o deputado federal mais votado nas eleições de 2014, com 250 mil votos. É presidente do PSDB no Amazonas. Possui 18 anos de vida pública. Artur Bisneto começou sua carreira política em 2000, quando se elegeu vereador de Manaus. Já em 2002, foi conduzido ao primeiro dos três mandatos consecutivos como Deputado Estadual do Amazonas.