Devido ao coronavírus, 30 mil trabalhadores da ZFM têm férias coletivas antecipadas

Amazonas – Por conta da pandemia do novo coronavírus, cerca de 30 mil trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIN) devem receber férias coletivas entre esta segunda-feira (30) e terça-feira (31), segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal). Ao todo, seis empresas foram fechadas na capital. No Estado, mais de 150 casos foram confirmados até esta segunda-feira (30).

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal), Valdemir Santana, além da preocupação com os riscos de contágio entre os trabalhadores, as férias foram antecipadas, também, por conta da falta de insumos dentro das empresas. As férias dos trabalhadores têm duração de 15 a 20 dias.

“Além da preocupação que se tem em relação à saúde do trabalhador, existe a falta de materiais dentro das empresas. Com a pandemia, muitos fornecedores não estão enviando os insumos que vem da China e de outros países”, explicou.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, contou que as seis empresas que foram fechadas, na última semana, fizeram o anúncio formal. Ele ressaltou que a suspensão das atividades também se deu por conta da falta de insumos.

“Independentemente da ação do coronavírus, foi também em função das empresas não terem mais como escoar os seus atendimentos por conta das mercadorias, principalmente, os que vem do Sudeste, que não tem como receber os pedidos. As empresas que pararam por falta de insumos oriundos da China”, disse.

Entre as empresas que suspenderam as atividades estão:Honda, Jabil, Samsung, Technicolor do Brasil, Transire Eletrônicos e Yamaha.

De forma positiva, o presidente disse acreditar em um restabelecimento breve das atividades. “Isso logo vai se restabelecer, porque a China já está superando esse período transitório do vírus e já deve retornar às atividades industriais”, completou.

Silva disse que, nesta segunda-feira (30), a federação aguarda um novo pronunciamento do Governo do Estado em relação as medidas para o setor industrial.

Coronavírus no Amazonas

No Amazonas, até a tarde deste domingo (29), a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) divulgou que o número de casos confirmados subiu para 151.Outras 160 amostras aguardam resultado de exames.

Do número total, 131 casos são em Manaus. Deles, 21 pessoas estão internadas, sendo 16 em rede particular e cinco no Hospital Delphina Aziz. Segundo o Estado, dez pessoas estão em quadro grave, sob monitoramento em UTI.

Confira os municípios do AM que possuem casos confirmados do novo coronavírus:

  • Anori: um caso;
  • Boca do Acre: um caso;
  • Itacoatiara: dois casos;
  • Manacapuru: dois casos;
  • Santo Antônio do Içá: um caso;
  • Parintins: dois casos, sendo um óbito;

Com informações de Eliana Nascimento