Dólar registra alta com pesquisa favorável a Lula e bloqueio de cartão de Moraes

Fortes oscilações marcaram os mercados de câmbio e de ações nesta quinta-feira (21/8) no Brasil, mas, ao final da sessão, tanto o dólar quanto o Ibovespa registraram variações pequenas, indicando estabilidade. O dólar avançou 0,11%, cotado a R$ 5,479, enquanto o Ibovespa caiu 0,12%, encerrando em 134.510 pontos.

Apesar da aparente calma nos números, o dia foi marcado por notícias que agitaram investidores. No cenário interno, a pesquisa Genial/Quaest mostrou bom desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial de 2026. Lula liderou todos os cenários de primeiro e segundo turnos, superando Jair e Michelle Bolsonaro (PL), além de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Outra notícia que repercutiu no mercado foi o bloqueio do cartão de crédito do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo Banco do Brasil, em cumprimento às sanções previstas na Lei Magnitsky, aplicadas pelo governo de Donald Trump em 30 de julho.

Ambiente externo

Nos Estados Unidos, os pedidos semanais de auxílio-desemprego surpreenderam ao registrarem o maior aumento em três meses. O dado indica que as demissões podem estar crescendo devido ao enfraquecimento do mercado de trabalho norte-americano, cenário que pode gerar interpretações divergentes entre investidores.