Produção da ZFM é novamente afetada com a paralisação de fábricas no Sul e Sudeste

Com a produção das fábricas do Sul e do Sudeste das principais montadoras do País paralisadas, a cadeia de fornecedores na Zona Franca de Manaus (ZFM) está prejudicada.

A multinacional americana Visteon Amazonas, fornecedora de rádios e painéis de instrumentos para as fabricantes de veículos, vai dar férias coletivas para uma parte dos funcionários da fábrica de Manaus (AM) e usar o banco de horas para outra parcela.

O diretor da empresa Sergio Capela, explica que suspender a produção até o final de abril, se dá à necessidade de a empresa se adequar à parada da indústria automobilística..

Ainda de acordo com Sérgio, as férias coletivas serão destinadas aos trabalhadores nas linhas de clientes que irão parar por um período mais longo.

Entre os clientes da empresa, estão GM, Volks, Ford, Peugeot, Renault e Citroën, além da Honda.

“Isso está nos afetando financeiramente de forma muito pesada e estamos reduzindo custos e despesas para passar este momento”, diz o executivo. Com parada das montadoras, o faturamento esperado pela empresa diminui. “Estamos adotando toda e qualquer medida de contenção de despesas para preservar os empregos”, diz.

O agravamento da pandemia nos Estados do Sul e do Sudeste, vai repetir o mesmo movimento que ocorreu no ano passado.

De acordo com o presidente do Cieam, até o momento, as paralisações não foram negociadas com sindicatos de trabalhadores.