
O Tesouro Nacional anunciou o lançamento do Tesouro Reserva, um novo título público que estará disponível para investidores a partir de março. Indexado à taxa Selic, o objetivo principal é atrair um público maior para o programa Tesouro Direto, especialmente aqueles com menor disponibilidade de tempo e recursos.
A novidade chega em conjunto com a atualização da plataforma Tesouro Direto, que passará a operar 24 horas por dia, sete dias por semana. Segundo Rogério Ceron, secretário do Tesouro Nacional, a iniciativa visa facilitar o acesso a investimentos seguros e rentáveis para as camadas mais populares da população.
Características do Tesouro Reserva
O Tesouro Reserva permitirá aplicações a partir de R$ 1, com um prazo de vencimento de 3 anos. Uma das principais vantagens destacadas é a possibilidade de resgate a qualquer momento, sem a incidência de descontos decorrentes da marcação a mercado. Isso significa que o valor do investimento não sofrerá oscilações negativas com as variações de preço do título no mercado.
“Ele é uma taxa flutuante, mas sem marcação do mercado. Ele não vai ter risco de ter uma flutuação no preço”, explicou Ceron durante um evento na B3, em São Paulo. A promessa é de que o investidor possa comprar ou vender o título sem preocupação com a volatilidade de preço, garantindo a segurança do capital investido.
Expansão do Tesouro Direto
Atualmente, o Tesouro Direto conta com pouco mais de 3 milhões de investidores ativos. Com a introdução do Tesouro Reserva e a nova plataforma 24×7, a expectativa é de um aumento significativo nesse número, oferecendo uma opção de investimento mais simples e segura para os brasileiros.
Ceron ressaltou a importância de escolhas conscientes de investimento, especialmente diante de recentes problemas com aplicações de risco. “Dar a opção para o cidadão poder fazer a sua escolha é um ato de cidadania”, afirmou, incentivando os investidores a tomarem decisões informadas, seja buscando segurança com rentabilidade ou aceitando mais riscos de forma consciente.
O novo título já está em fase de testes com um grupo restrito de clientes do Banco do Brasil e tem sua liberação geral prevista para o próximo mês.
Com informações da Agência Brasil


