Enem 2022: Resultado já está disponível: saiba como consultar notas

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está disponível na internet, na Página do Participante. Previstas inicialmente para serem divulgadas na próxima segunda-feira (13), as notas foram antecipadas, informou o Ministério da Educação (MEC). 

“A partir desta terça-feira (9), os estudantes poderão se planejar melhor para ingressar no ensino superior por meio do Sisu [Sistema de Seleção Unificada], Prouni [Programa Universidade para Todos] e Fies [Fundo de Financiamento Estudantil]”, diz mensagem do MEC nas redes sociais.

Para consultar a nota, o participante deve acessar a página enem.inep.gov.br/participante. É preciso fazer login, digitar o CPF e a senha cadastrada no sistema.

O Enem avalia o desempenho escolar de estudantes ao término da educação básica e funciona como uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu e de iniciativas como o Prouni.

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar de processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso ao Fies.

Os resultados individuais também podem ser usados em processos seletivos de instituições portuguesas de ensino superior e que têm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Com as notas, os alunos podem se inscrever nos programas do governo de entrada ao ensino superior como FiesProuni e Sisu.

Para se candidatar às vagas vinculadas a esses programas, os estudantes precisam tirar mais de 450 pontos no exame e não podem zerar a redação.

Confira as datas

Prouni

Inscrições: 28 de fevereiro a 3 de março Primeira chamada: 7 de março Segunda chamada: 21 de março

Sisu

Inscrições: 16 a 24 de fevereiro Resultado: 28 de fevereiro

Fies

Inscrições: 7 a 10 de março Resultado: 14 de março

O Enem 2022 ficou marcado por mais uma queda no número de inscritos. Ao longo do governo Bolsonaro, o exame passou por uma série de turbulências.

No ano passado, foram 3,4 milhões de inscritos, mas 2,3 milhões de candidatos fizeram, de fato, a prova.