Esposa de empresário preso pela PF é escalada para ser fiscal nas eleições de Manaus

A esposa do  empresário Gutemberg Alencar, Helen Belota, está atuando como juíza eleitoral nas eleições de 2020.

Juiz eleitoral é o magistrado, no Direito brasileiro, competente para julgar as causas envolvendo Direito Eleitoral na primeira instância. O juiz eleitoral é um juiz de Direito (estadual) que presta um serviço à Justiça Eleitoral (da União).

Ao juiz eleitoral compete, por exemplo: nomear os mesários; resolver os incidentes eleitorais que não se relacionarem com a apuração e contagem dos votos (pois esta competência é das Juntas Eleitorais); dividir as zonas eleitorais em seções eleitorais; deferir o alistamento eleitoral, bem como expedir os títulos de eleitor; julgar crimes eleitorais cometidos por candidatos a Vereador e Prefeito, assim como deferir a candidatura destes, etc.

Para ser um juiz eleitoral, tem que ser magistrado, no Direito brasileiro, sendo que Helen Belota não tem formação em Direito, sua formação é em Jornalismo.

Helen é jornalista, porém abandonou a função para se dedicar à empresas do segmento de beleza.

Conforme algumas testemunhas, são empresas de fachada, utilizadas para cometer crimes de lavagem de dinheiro.

Ligados diretamente ao então candidato a prefeito Amazonino Mendes neste pleito eleitoral, Helen está atuando diretamente nas eleições, seu esposo o empresário Gutemberg Alencar, foi um dos presos na “operação Sangria”, que investiga as compras dos respiradores superfaturados.

Segundo informações, o empresário Gutemberg Alencar, é o homem de confiança de Amazonino Mendes (Podemos).

De acordo com as investigações, o empresário foi o responsável pelas intermediações a respeito das aquisições fraudulentas de respiradores durante o pico da pandemia por coronavírus no estado.

Gutemberg é o principal suspeito de financiar e, indicar a loja de vinhos que vendeu os aparelhos ao estado.

O empresário é ex-policial militar, profissão que abandonou por causa dos muitos ‘esquemas’ que se envolveu desde que entrou na política local, como ‘testa-de-ferro’ de ex–governantes. Alencar é dono de um vasto patrimônio adquirido em pouco mais de 10 anos.