Despreocupados, brasileiros criam milhares de ‘MEMES’ sobre o Coronavírus

Não é novidade afirmar que todo brasileiro faz o possível e até o impossível para ser feliz, ou, simplesmente, dá aquele famoso “jeitinho” para tentar fugir dos problemas.

Especificamente nesta semana, com centenas de informações sobre o coronavírus, que tem registrado casos confirmados de mortes recentes na região da China, principalmente na região de Wuhan, alguns brasileiros simplesmente idealizaram um mecanismo de defesa com a criação de uma chuva de “MEMES”, que estão sendo divulgados em todas as plataformas digitais do país.

De forma irônica e com imagens alusivas à algumas doenças graves do Brasil, como a Dengue, por exemplo, os memes procuram demonstrar que os moradores que vivem nos estados brasileiros estão praticamente imunes e preparados para encarar o “vírus chinês”.

Alguns memes também relacionam o coronavírus como a marca de cerveja mexicana Corona Extra.

Além disso, os brasileiros ainda sugerem fantasias para o Carnaval 2020 como a temática sobre a doença.

As compras que são feitas em sites da China também viraram alvo de piadas nas redes sociais, supondo que o coronavírus seria transportado junto com as mercadorias.

O número de infectados pelo coronavírus já chegou a 5,9 mil na China, com 132 mortes confirmadas pelo governo chinês, até esta quarta-feira (29). Devido a epidemia, o Ministério da Saúde (MS) está alerta para a situação no Brasil. Nenhum caso das mais de 10 suspeitas brasileiras foi confirmado com o vírus até então.

Fake News

Em Manaus, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informou que é falsa a notícia de uma morte por coronavírus no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, localizado na capital.

Conforme a FVS, não há nenhum caso de coronavírus confirmado no Amazonas e também no país.

A fundação destacou ainda que informações desse tipo, que estimulam pânico, sem fonte oficial, não devem ser encaminhadas ou reproduzidas sem os devidos cuidados. O órgão aconselha as pessoas a buscarem notícias em fontes seguras de informação, como veículos de comunicação conhecidos e com credibilidade.

Autoridades em alerta

As suspeitas de pacientes contaminados com o coronavírus no Brasil tem colocado as autoridades em alerta no país. Dos três casos monitorados pelo Ministério da Saúde, um deles, no Paraná, foi descartado pela Secretaria de Saúde estadual nesta quarta-feira (29). Os outros dois estão em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul.

Para ser considerado um caso suspeito da doença, o Ministério da Saúde alerta que o paciente tem que ter os sintomas (veja abaixo), além de ter viajado para a China nos últimos 14 dias ou ter tido contato com algum caso suspeito/confirmado nesse período.