Procon multa Vigor em mais de R$ 1 milhão por publicidade infantil; assista aos vídeos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Do IG

O Procon/SP multou, na última quarta-feira (4), a empresa alimentícia Vigor por publicidade infantil de seu produto “Vigor Grego Kids”, que foi lançado em 2014 focado em crianças. O valor fixado foi acima de R$ 1 milhão.

O órgão concluiu que a estratégia desenvolvida pela marca pressionou sobre as crianças para persuadi-las ao consumo indiscriminado do produto, por conta de expressões assertivas e imperativas nas peças publicitárias e à relação entre desenho animado, cards colecionáveis e games do produto.

A Vigor foi denunciada, em 2015, pelo programa Criança e Consumo . Em 2014, a marca veiculou uma ação publicitária que iniciava com a chamada: “atenção pessoas nascidas a partir de 2003, a Vigor tem uma notícia extraordinária”. A propaganda também tinha depoimentos de crianças que declararam frases como “dá vontade de comer os quatro” ou “eu achei esplêndido”.

Em declaração, a advogada do programa Criança e Consumo , Livia Cattaruzi , afirmou: ” Comemoramos a decisão dada pelo Procon-SP, que reconhece a ilegalidade da publicidade infantil em um momento de forte debate sobre a prática, ocasionado pela proposta de criação de portaria sobre o tema por parte da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Enquanto o texto dessa nova proposta ignora a legislação existente, desconsidera pesquisas e, ainda, ameaça enfraquecer as regras atuais vigentes, é de fundamental importância a atuação dos órgãos do sistema nacional de defesa do consumidor na proteção da infância, para coibir que crianças continuem sendo exploradas comercialmente “.

Sobre o Criança e Consumo

Criado em 2006, o programa Criança e Consumo , do Alana, atua para divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças, bem como apontar caminhos para minimizar e prevenir os malefícios decorrentes da comunicação mercadológica.

Assista aos comerciais:

Leia Também

Siga nossas mídias sociais

redacao@portaldacapitalam.com.br

(92) 99514-1517

Portal da Capital Am

Informação com Credibilidade

Copyright © Todos os direitos reservados.