
O time que o prefeito de Manaus, David Almeida, torce, o Botafogo, está eliminado da CONMEBOL Libertadores. O atual campeão foi derrotado por 2 a 0 pela LDU, nesta quinta-feira (21), no estádio Casa Blanca, na altitude de Quito, e se despediu da competição nas oitavas de final.
Villamil e Alzugaray marcaram os gols da equipe equatoriana, que avançou às quartas de final com vitória por 2 a 1 no agregado. Agora, a LDU enfrentará o São Paulo, com o duelo de ida no Equador entre 16 e 18 de setembro e a volta no Morumbi entre 23 e 25 do mesmo mês.
O Botafogo volta suas atenções para os torneios nacionais que disputa na temporada: Brasileirão e Copa do Brasil.
O jogo
Precisando reverter a derrota por 1 a 0 no Nilton Santos, a LDU dominou o 1º tempo e abriu o placar aos 6 minutos, com Villamil, após falha na marcação do Alvinegro.
A melhor chance do Botafogo veio aos 24 minutos, quando Savarino recebeu passe de Danilo dentro da área, mas chutou por cima do gol. Fora isso, o time equatoriano controlou a partida e poderia ter ido ao intervalo vencendo por mais. Aos 45, Villamil arriscou de fora da área, mas a bola passou à esquerda do gol de John.
No 2º tempo, a LDU voltou pressionando, enquanto o Botafogo se fechava. Aos 12, Marlon Freitas tocou a bola com o braço dentro da área; o árbitro marcou pênalti, e Alzugaray converteu para fazer 2 a 0.
A equipe da casa continuou em cima, pressionando o Botafogo. Aos 20, Vitinho errou na defesa, e Villamil finalizou com perigo. O Alvinegro só ameaçou aos 33, quando Marçal cabeceou e Valle defendeu com soco.
Já aos 37, Richard Mina foi expulso após revisão do VAR por carrinho em Jeffinho. Com um jogador a mais, o Botafogo buscou o ataque, mas aos 43, Vitinho desperdiçou a chance de ouro de marcar. O Alvinegro acabou eliminado em Quito.