Copa América: Brasil estreia hoje contra a Costa Rica

A Seleção Brasileira masculina de futebol estreia na fase de grupos da Copa América na noite desta segunda-feira (24), enfrentando a Costa Rica, às 22h (horário de Brasília), no SoFi Stadium, em Inglewood, Los Angeles, EUA.

O Brasil está no Grupo D, que também inclui Paraguai e Colômbia. A competição conta com 16 seleções no total.

Em coletiva realizada no domingo (23), o técnico Dorival Júnior anunciou algumas mudanças na equipe titular em comparação ao time que enfrentou os Estados Unidos no dia 12 de junho. Guilherme Arana substituirá Wendell na lateral esquerda, e Éder Militão entrará na zaga no lugar de Lucas Beraldo.

A preparação para a Copa América começou no fim de maio na Califórnia, com a seleção brasileira realizando dois amistosos. No primeiro, venceu o México por 3 a 2 no Texas, no dia 8 de junho, e empatou por 1 a 1 com os Estados Unidos quatro dias depois, também no Texas.

O Brasil busca seu 10º título na Copa América. Na edição anterior, realizada no Brasil durante a pandemia de Covid-19, a seleção foi derrotada por 1 a 0 pela Argentina na final, com a Argentina conquistando seu 15º título, igualando-se ao Uruguai como os maiores campeões do torneio. As conquistas brasileiras anteriores foram em 2019, 2007, 2004, 1999, 1997, 1989, 1949, 1922 e 1919.

O capitão da seleção, o lateral Danilo, é um dos jogadores mais experientes do renovado elenco brasileiro, que conta com 19 estreantes entre os 26 convocados para o torneio continental.

A provável escalação do Brasil para o jogo contra a Costa Rica é: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana; Bruno Guimarães, João Gomes e Lucas Paquetá; Raphinha, Rodrygo e Vinicius Júnior.